Declaração de Voto e Apoio às Chapas 23(Conselho Deliberativo) e 31(Conselho Fiscal)

Declaração de Voto e Apoio às Chapas 23(Conselho Deliberativo) e 31(Conselho Fiscal) – Documento com Ilustrações

PETROS – ELEIÇÕES P/ CONSELHO DELIBERATIVO E PARA CONSELHO FISCAL

Petros 2

Caros,

Nessa eleição da Petros votei, para Conselho Deliberativo, na Chapa 23 e, para Conselho Fiscal, na Chapa 31 conforme os Sindicatos, Associações e a Federação Nacional dos Petroleiros – FNP tem indicado.

No meu caso, como trabalhador da ativa, e participante do PETROS 2, identifiquei no impedimento de entrada no Plano PETROS e sua substituição pelo PETROS 2, uma exclusão de direitos dos novos empregados.

Considero retirada, devido, por exemplo, à redução do auxílio doença projetado de 90% (no Plano Petros) para 80% de nosso salário participação (no PETROS 2). Isso significa uma perda direta de 11,11%, de forma unilateral e sem as respectivas indenizações.

Ainda, na mesma tacada e sentido, e de pior perspectiva, limitaram as contribuições paritárias ao plano Petros 2 , entre 6 a 11% (enquanto no Plano PETROS é de até 14,9%, independente da idade) e, assim, reduziram brutalmente a participação paritária da Companhia, em até 59,73%, para a formação da poupança de aposentadoria dos Novos Empregados.

Se analisarmos o contexto em que se fizeram essas retiradas de direitos trabalhistas, o chamado processo de REPACTUAÇÃO, veremos que a questão é pior ainda, mais prejudicial do que poderíamos ou possamos acreditar. Explico. Nos Informativos Recursos Humanos, RH_Informa e informe Negociação (ex.: Informativo Recursos Humanos, 7 de agosto de 2006, EDIÇÃO N° 21 – http://portalpetrobras.petrobras.com.br/conteudo/petr_banco_anexos/rh/3168.pdf ;   Jornal RH – Pág.13 – Por que Repactuar? http://portalpetrobras.petrobras.com.br/conteudo/petr_banco_anexos/rh/jornalrh_9.pdf ), da época, “comunicaram” aos participantes do Plano PETROS, aquele com contribuição de 14,9% do empregado e 14,9% da Companhia, que se não repactuassem, seria necessário um aumento de 68% nas contribuições para ser possível honrar os benefícios assegurados, contratualmente, isto é, os 90% do salário participação com todas as limitações de tetos etc e tal. Portanto, quem já vinha descontando 14,9% teria que passar a ser descontado em 25,03% !!! Um absurdo total !!!! Confiscariam ¼ do salário dos trabalhadores !!!!

Percebam a situação dos Novos Empregados no Petros 2 e na época: a Companhia “comunicou” aos colegas mais experientes, participantes do Plano PETROS, que para conseguir honrar a complementação de um benefício de 90% do salário participação seria necessário contribuir com 25% de seus salários, enquanto que, para os novos empregados ofertava e ofertou plano, o Petros 2, em que somente se poderia e se poderá contribuir de 6% a 11% e, sem o compromisso de alcançar uma complementação de um benefício de 90% do salário participação.

Vocês acreditam que essa conta fecha? Se para honrar a complementação de 90% do salário participação a empresa informou que teria que aumentar a contribuição para 25,03% de sua parte, mais 25,03%, da parte dos empregados, imaginem . . . quando nós estivermos para nos aposentar, que percentual do salário participação, nossas contribuições de 6% a 11%, que não chegam à metade dos 25,03%, sustentarão de fato?  Seria . . . , uns 50, 40, 30% de nosso salário?

Desse modo, entendo que, com o apoio da fup, o Petros 2 terminou por prever e significar a redução do benefício de aposentadoria, especialmente dos novos empregados, e das responsabilidades da Companhia em honrar com suas obrigações com a poupança para tal. Portanto, de fato, significou uma retirada de direitos daqueles novos empregados, já em plena atividade na Companhia, e uma enorme perda à nova geração de trabalhadores que chegam para os quadros da Petrobras e constituirão a Categoria Petroleira.

Por isso, para garantir a participação efetiva e independente dos trabalhadores na Petros e a fim de reaver nossos direitos e tratar eticamente todos os seus participantes, sugiro:

Link para a votação, pela Petronet, dos empregados ativos: http://apl.ti.petrobras.com.br/smrh/eleicaopetros/

– na internet:
www.petros.com.br ,
clique na aba “Área do Participante”, tendo à mão a matrícula, senha e CPF.

O DINHEIRO QUE COM MUITO ESFORÇO POUPAMOS, O RESERVADO PARA A NOSSA APOSENTADORIA, ESTÁ NA PETROS. TODO ESSE PATRIMÔNIO É DO TRABALHADOR E A INSTITUIÇÃO QUE O ADMINISTRA TAMBÉM !!! A PETROS É NOSSA !!!!

http://sindipetrolp.tempsite.ws/site/?p=9880

Deixe um comentário